sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DESTINAÇÃO DA TERRA.CAUSA DAS MISÉRIAS HUMANAS.


Espanta-se em encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões,tantas enfermidades de toda sorte,e se conclui disso que a espécie humana é uma triste coisa.Esse julgamento provém do ponto de vista limitado em que se está colocado,e que dá uma idéia falsa do conjunto. É preciso considerar que,sobre a Terra,não se vê a Humanidade,mas apenas uma pequena fração dela.Com efeito,a espécie humana compreende todos os seres dotados de razão que povoam os inumeráveis mundos do Universo;ora,o que é a população da Terra,perto da população total desses mundos? Bem menos que a de um lugarejo em relação à de um grande império.A situação material e moral da Humanidade terrestre nada mais tem espante,inteirando-se da destinação da Terra e da natureza daqueles que a habitam.
Far-se-ia dos habitantes de uma grande cidade uma idéia muito falsa,se fossem julgados pela população de bairros ínfimos e sórdidos.
Num hospital não se vêem senão doentes e estropiados;numa prisão de forçados vêem-se todas as torpezas,todos os vícios reunidos;em regiões insalubres,a maior parte dos habitantes são pálidos,fracos e sofredores.Pois bem,que se figure a Terra como sendo um subúrbio,um hospital,uma penitenciária,uma região malsã,porque ela é ao mesmo tempo tudo isso, e se compreenderá por que as aflições sobrepujam as alegrias,pois não se enviam a um hospital as pessoas sadias,nem ás casas de correção aqueles que não fizeram o mal;e nem os hospitais,nem as casas de correção são lugares de prazeres.
Ora,da mesma forma que,numa cidade,toda a população não está nos hospitais ou nas prisões,toda Humanidade não está sobre a Terra;como se sai do hospital quando se está curado,e da prisão quando se cumpre o tempo,o homem deixa a Terra por mundos mais felizes,quando está curado das suas enfermidades morais.
(Capitulo III item - 6 / O Evangelho Segundo o Espiritismo)