sexta-feira, 9 de abril de 2010

Células-Tronco Embrionárias (Utilizar embriões congelados pode prejudicar um espírito reencarnante?

Até onde a ciência pode avançar para recuperar pacientes sem violar as leis universais do Espírito?
No atual estágio do desenvolvimento da ciência é impossível ignorar a importância das células'tronco na medicina,principalmente por sua capacidade de reabilitar os mais diversos tecidos do corpo humano,da pele ao coração,passando por músculos e ossos.
As células-tronco são de duas naturezas;as adultas e as embrionárias.
As primeiras são encontradas em diversos tecidos,como a medula óssea,o fígado e outros.Já as segundas são provenientes de embriões.
As células-tronco de embriões têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo.Suas possibilidades de uso representam o maior avanço até hoje alcançado no combate à doenças como câncer,lesões na coluna(inclusive paralisia),danos cerebrais e males como Alzheimer e Parkinson,além de problemas coronários,entre outras.
A polêmica ético-religiosa surge,no entanto,quando se questionam os métodos de obtenção das células-tronco,observa o escritor espírita Oswaldo Magalhões Rodrigues,ao acrescentar que"... alguns deles são perfeitamente aceitos,sem qualquer celeuma.É o caso de sua retirada do cordão umbilical,ou da medula óssea do próprio paciente.O problema é quando se trata da extração da célula de embriões- o que implica na destruição deles..."
"ANDRÉ LUIZ NOS CONTA,PELA ORIENTAÇÃO DE ALEXANDRE EM "MISSIONÁRIOS DA LUZ" QUE A ENCARNAÇÃO SÓ SE COMPLETA POR VOLTA DOS SETE ANOS DE IDADE,PRÉM,ELA INICIA NA CONCEPÇÃO,OU SEJA,NO MOMENTO DA FECUNDAÇÃO DO OVÓCITO MATERNO PELO ESPERMATOZÓIDE PATERNO..."
Por outro lado,ainda dentro do Movimento Espírita,destacam-se vozes eminentes que defendem o uso das pesquisas com as células-tronco quando se trata de embriões congelados.Para o escritor Richard Simonetti,"Só podemos considerar posição do Espiritismo o que está na codificação.Como na época de Kardec nem a mais fértil imaginação poderia conceber semelhante realização,temos que nos contentar com o ponto de vista dos espíritas." ainda segundo Simonetti"... defende-se a idéia de que esses embriões(congelados)têm um espírito em reencarnação suspensa,atendendo a problemas cármicos.Com todo o respeito que nos merecem confrades que concebem essa situação,tenho dificuldade em imaginar espíritos literalmente na geladeira,por tempo indeterminado...
Entendo que nesses procedimentos de laboratório em reencarnante só será ligado ao embrião,com o concurso da Espiritualidade,a partir do momento em que ele seja introduzido no útero materno.
Diante desse quadro,com opiniões divergentes no seio do movimento,fica a indagação:não poderiam tais discussões enfraquecer o Movimento Espírita como um todo?
Para Richard Simonetti,"...é da discussão que nasce a luz.Entendo que a troca de idéias em torno do assunto seja salutar,desde que não descambe para a pancadaria verbal ou tenhamos os donos da verdade.quando assentar a poeira,e se avolumarem as informações transmitidas por médiuns confiáveis,atendendo ao que Kardec chamava de universalidade dos ensinos,chegaremos a uma conclusão acertada".
O amplo leque de possibilidades e as inúmeras polêmicas levantadas pelas novas técnicas envolvendo a biotecnologia colocam para os espíritas a grande tarefa de realizar aquilo que Kardec colocou com tanta propriedade no livro"A Gênese"....O Espiritismo e a ciência se complementam um pelo outro.A ciência sem o Espiritismo se encontra na impossibilidade de explicar certos fenômenos unicamente pelas leis da matéria:ao Espiritismo,sem a ciência lhe faltaria apoio e comprovação."
Vivemos assim um tempo de grandes descobertas.Entretanto,diferentemente do que possam apregoar os detratores do Espiritismo,a doutrina de Kardec mostra a sua força e a sua fé nos avanços científicos,pois,como bem colocou Paulo roberto do Santos"... a Doutrina Espírita progride em função de descobertas da ciência e sancionadas por esta e vai além em vários campos onde apenas a lógica e o bom senso subjetivos são possíveis.
Claro que esta característica abre inúmeras possibilidades de discordâncias e interpretações diferentes,mas dá ao Espiritismo o seu dinamismo próprio."
Além disso,a importância da lógica científica em acordo com a religião foi um dos maiores postulados de KARDEC:
"Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face,em todas as épocas da humanidade."
(A Ciência é parte do pensamento e da Doutrina Espírita.Seu desenvolvimento e progresso é vital tanto para o bem dos seres humanos como para a própria reafirmação da Doutrina".

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu te admiro muito por isso,
porque você não fica parada faz
alguma coisa e ainda divide com agente . . .
Beijos e continue a presentear agente com tantas coisas boas.
Juliano Bskvin.
São Paulo/SP