segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Divórcio (Texto Extraido do Evangelho Segundo Espiritismo/Allan Kardec)


"O Divórcio"
O Divórcio é uma lei humana que tem por fim separar legalmente o que está separado de fato:não é contrária à lei de Deus,uma vez que não reforma senão o que os homens fizeram,e não é aplicável senão nos casos em que não se levou em conta a lei divina; se fosse contrária a esta
lei,a própria Igreja seria forçada a considerar prevaricadores aqueles dos seus chefes que,pela sua própria autoridade,e em nome da religião,em mais de uma circunstância,impuseram o divórcio;dupla prevaricação então,uma vez que seria só em vista de interesses temporais,e não para satisfazer a lei de amor.
Mas Jesus,ele mesmo,não consagrou a indissolubilidade absoluta do matrimônio. Não disse:"É por causa da dureza de vosso coração que moisés vos permitiu devolver vossas mulheres? O que significa que,desde o tempo de moisés,a afeição mútua não sendo o objetivo único do casamento,a separação podia tornar-se necessária.Mas acrescenta;"isso não foi desde o princípio";quer dizer que na origem da humanidade,quando os homens não estavam ainda pervertidos pelo egoísmo e pelo orgulho,e viviam segundo a lei de deus,as uniões fundadas sobre a simpatia,e não sobre a vaidade ou ambição,não davam lugar ao repúdio.
vai mais longe e especifica o caso em que o repúdio pode ter lugar;o de adultério;ora,o adultério não existe onde reina uma afeição recíproca sincera.Proíbe,é verdade,a todo homem de esposar a mulher repudiada,mas é preciso ter em conta os costumes e o caráter dos homens do seu tempo. a lei mosaica,nesse caso,prescrevia a lapidação;querendo abolir um uso bárbaro,seria preciso entretanto uma penalidade,e a achou na ignomínia que devia imprimir a interdição de um segundo matrimônio.era de alguma sorte uma lei civil substituindo outra lei civil,mas que,como todas as leis dessa natureza,devia sofrer a prova do tempo.

      (Capitulo XXII item 5 / Evangelho Segundo Espiritismo / (Indissolubidade do Casamento)
"O Difícil Caminho das Drogas"
É Urgente conhecer as consequências
das DROGAS no espírito.
Livro de fácil entendimento,sugestão
de Leitura,para os Pais e seus Filhos,
Adolecentes,Jovens,
afim de conhecerem os danos que causam
ao espírito.