quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO."

     A palavra espiritualista,desde muito tempo,tem uma significação bem definida; é a Academia que no-la dá; ESPIRITUALISTA é aquele ou aquela cuja doutrina é oposta ao materialismo. Todas as religiões,necessariamente,estão baseadas no Espiritualismo.
quem crê haver em nós outra coisa além da matéria,é espiritualista,o que não implica na crença nos Espiritos e nas suas manifestações. Como vós o distinguiríeis daquele que crê? Precisar-se-ia,pois,empregar uma perífrase e dizer;é um espiritualista que crê,ou não crê,nos Espiritos. Para as coisas novas,é preciso palavras novas,se se quer evitar equívocos. Se eu tivesse dado à minha REVISTA a qualificação de Espiritualista,não lhe teria de,modo algum,especificado o objetivo,porque sem faltar ao meu titulo,poderia não dizer uma palavra sobre os Espíritos e mesmo combatê-los.Eu li,há algum tempo em um jornal,a propósito de uma obra filosófica,um artigo onde se dizia que o autor o havia escrito sob o ponto de vista espiritualista. Ora,os partidários dos Espíritos ficariam singularmente desapontados se,na confiança dessa indicação,tivessem acreditado nela encontrar a menor concordância com as idéias. por tanto,se adotei as palavras ESPIRITA e ESPIRITISMO,é porque elas exprimem,sem equívoco,as idéias relativas aos Espíritos.todo espírito é,necessariamente,espiritualista,sem que todos os espiritualistas sejam espíritas. Fossem os Espíritos uma quimera e seria ainda útil existirem termos especiais para aquilo que lhes concerne,porque são necessárias palavras para as idéias falsas como para as idéias verdadeiras.
Essas palavras não são,alías,mais bárbaras que todas aquelas que as ciências,as artes e a indústria criam cada dia. elas não são,seguramente,mais que as Gall imaginou para sua nomenclatura das faculdades ,tais como; secrétivité,amativité,combativité,alimentivité,affectionnivité,etc. Há pessoas que,por espírito de contradição,criticam tudo que não provém delas e desejam aparentar oposição; aqueles que levantam tão miseráveis contestações capciosas,não provam senão uma coisa; a pequenez de suas idéias.
Prender-se a semelhantes bagatelas é provar que se tem pouco de boas razões.
     Espiritualismo,espiritualista,são palavras inglesas empregadas nos Estados Unidos desde o início das manifestações:delas se serviu,primeiro,por algum tempo,na França. Mas,desde que apareceram as palavras espírita  e Espiritismo,compreendeu-se tão bem sua utilidade,que foram imediatamente aceitas pelo público.Hoje o uso delas é de tal modo consagrado,que os próprios adversários,os que primeiro as apregoaram de barbarismo,não empregam outras. Os sermões e as pastorais que fulminam contra o Espiritismo e os espíritas,não poderiam,sem confundir as idéias,lançar anátema sobre o Espiritismo e os espiritualistas.
     Bárbaras ou não,essas palavras doravante passaram para a linguagem popular e em todas as línguas da Europa. Só elas são empregadas em todas as publicações,pró ou contra,feitas em todos os países.
Elas formam o sustentáculo da nomenclatura da nova ciência; para exprimir os fenômenos especiais dessa ciência; foram precisos termos especiais. O Espiritismo tem,de hoje em diante,sua nomenclatura,como a química tem a sua (1)
     As palavras Espiritualismo e espiritualistas,aplicadas às manifestações dos espíritos,não são mais empregadas hoje,senão pelos adptos da escola dita americana.

(1) Essas palavras,alías,hoje têm direito de burguesia,pois estão no suplemento do Petit Dictionnares Français,extraido de Napoleón Landais,obra que se tira em vinte mil exemplares.Nela se encontra a definição e a etimologia das palavras: erraticidade,medianímico,médium,mediunidade,perispírito,pneumatografia,psicográfico,psicografia,reencarnação,sematologia,espírit, Espiritismo,estereorito,tiptologia. Elas se encontram igualmente,com todo o desenvolvimento que comportam,na nova edição do Dictionnaire universel de Mauríce Lachâtre.

( Texto Extraido do Livro " O Que é o Espiritismo" / Allan Kardec / Pseudônimo Hippolyte Léon Denizard Rivail)