domingo, 15 de novembro de 2009

OS TORMENTOS VOLUNTÁRIOS...

O homem está incessantemente em busca da felicidade que lhe escapa sem cessar,porque a felicidade sem mescla não existe na Terra.
Entretanto,malgrado as vicissitudes que formam o cortejo inevitável desta vida,poderia pelo menos gozar de uma felicidade relativa,mas ele a procura nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes quer dizer, no prazeres materiais ,ao invés de a procurar nos prazeres da alma, que são um antegozo dos prazeres celestes.,imperecíveis;em lugar de procurar a paz do coração,única felicidade real deste mundo,é ávido de tudo aquilo que pode agitá-lo e perturbá-lo;e,coisa singular,parece criar propositadamente que não cabe senão a ele evitar.
Haverá maiores tormentos que aqueles causados pela inveja e o ciúme? Para o invejoso e o ciumento não há repouso: estão perpetuamente em febre; o que eles não têm e o que os outros possuem lhes causam insônia;os sucessos dos seus rivais lhes dão vertigem;sua emulação não se exerce senão para eclipsar seus vizinhos,toda sua alegria está em excitar nos insensatos como eles a cólera do ciúme de que estão possuídos.Pobres insensatos,com efeito,que não sonham que talvez amanhã lhes será preciso deixar todas essas futilidades cuja cobiça envenena sua vida! Não é a eles que se aplicam estas palavras:
"Bem -aventurados os aflitos,porque serão consolados",porque seus cuidados não são daqueles que têm compensação no céu".
De quantos tormentos,ao contrário,se poupa aquele que sabe se contentar com o que tem,que vê sem inveja o que não tem,que não procura parecer mais do que é. Ele está sempre rico porque,se olha abaixo de si,em lugar de olhar acima,verá sempre pessoas que têm menos ainda;é calmo,porque não cria para si necessidades quiméricas,e a calma,no meio das tempestades da vida,não será felicidade? (Fénelon,Lião,1860)
(Texto extraido do Evangelho Segundo Espiritismo- Capitulo V  - Item 23. )

"Vontade Inteligente" (Para Refletir)

     A vontade inteligente avalia  e se organiza para o atingimento do fim pretendido.Estabelece critérios e métodos.
     A vontade afoita,de ações aleatórias,sem roteiro e consciência dos passos,perde vitalidade.
     O que deve fazer aquele que pretende realizar uma viagem de férias?Deve dispor sobre a mesa de reflexão todos os elementos que vêm concorrer para o êxito do empreendimento.Quantos dias de férias,os valores amoedados que dispõe,o meio de transporte,o clima,a distância,a hospedagem,etc.
    Devemos considerar que mesmo com planejamento não estamos livres das ocorrências inesperadas.Por isso,é certo que sem planejamento essas ocorrências se potencializam.
    A realização de algo em nossa vida é uma importante viagem,requesitando estudo e bem elaborado programa de atitudes. A vontade inteligente é assim,cuida de analisar os detalhes do propósito a ser alcançado,para minudenciar o roteiro.
    Somos seres dotados de energia.A alma é energia pensante e o corpo físico possui quantidade de energia específica para o desempenho da vida material. a aplicação inteligente dessas energias é um dever nosso.
    A vontade mal estruturada promove o desperdício de energias,físicas e psíquicas,causando desânimo e cansaço,deixando a impressão,quase sempre falsa,que não é possível alcançar o que se pretende.Tudo por erro de interpretação,porquanto não é o objetivo que se torna impossível,mas os caminhos que foram mal escolhidos.
    Checar as condições atuais,constatar os hábitos,para verificar o que precisa ser transformado,adicionando e descartado do modus vivendi,para abrir  perspectivas de resultados opimos.
    Um alpinista,antes de escalar a montanha,sabe que precisa estudar o tamanho do desfio.Sabe que há montanhas mais difíceis que outras, e épocas do ano mais favoráveis para o enfrentamento da escalada.
     Assim também são os projetos pessoais.Há os fáceis e difíceis,relativamente a cada pessoa - condições físicas,psicológicas,culturais,econômicas,emocionais.
    Num comercial de televisão,a jovem apaixona-se por certa calça jeans.Diante do espelho,constatou que era impossível entrar na roupa,porque estava gordinha.Imaginou-se vestida com aquela peça,passeando contente.Levou para casa o produto,estendeu sobre a cama e concluiu que por melhor que fosse o seu desejo,por hora,não conseguiria vestir a calça,a não ser que perdesse peso,afinando a cintura e coxas.Iniciou uma dieta de emagrecimento,até que pôde entrar no jeans.
    O DISCERNIMENTO oferce material para o pensamento,que reflete,pondera,avalia,mede,e decide.
    A vontade inteligente sabe discernir o possível e o impossível,estuda a melhor oportunidade,coordena os passos,administra os esforços,aplica a energia necessária,impedindo que o estouvamento estabeleça as diretrizes,marcadas pela precipitação e imprudência,consumindo as forças,debilitando a continuidade da vontade,que inicia cheia de entusiasmo e,depois,desfalece pela falta de aplicação da inteligência nos projetos pessoais.
              (Texto extraido do livro Educação da Vontade / Autor 'Espirita - Gerson Luiz Tavares.)

EL LIBRO DE LOS ESPÍRITOS ( O LIVRO DOS ESPIRITOS EM ESPANHOL)

En forma de preguntas y respuestas,
los espíritus explicaron todo lo que
la humanidad estaba preparada para
recibir y comprender,esclareciéndola
en cuanto a los eternos enigmas de
saber de dónde venimos,por qué estamos
aquí,y para donde vamos,facilitando,así,al
hombre,la comprensíon de los más defíciles
problemas que lo envueluen.